Sobre o Inumeráveis

Aristides Alves de Oliveira Neto

1988 - 2020

Quando estava em uma reunião, era ele quem alegrava todo mundo.

Na vida de Aristides, ou Tide, ou Tidinho, depois do amor pela família, vinha a paixão pelo Flamengo. Talvez tenha herdado parte dessa paixão do pai, Marcelo. Tinha prometido levá-lo um dia ao Maracanã para ver um jogo do time amado. Quando conseguiu, o pai não pôde ir, mas ele foi e levou uma foto do pai. Na ocasião Tide foi visto pelo pessoal de um blog esportivo que fez uma matéria com ele.

Casou-se com Rayssa e tiveram uma filha, Ana Lívia. Júnior, primo e compadre de Aristides, conta como foi convidado para ser padrinho da menina: "Recebemos dele mesmo a notícia. Estávamos numa festa e ele me chamou num canto e disse: 'Pensei muito sobre quem seriam os padrinhos da minha filha. Não resta dúvida que são vocês'. Esse foi o maior presente que ele me deixou. Quando descobriram a gravidez, a esposa e ele ficaram muito preocupados, pois ainda namoravam. O convite aconteceu em 2018, no maior São João do mundo, em Campina Grande. Eu e minha esposa nos preocupamos quanto à afinidade entre ela e Rayssa, pois as duas estavam se conhecendo exatamente naquele dia. Por sorte, deu muito certo. Ana Lívia nem tinha nascido ainda quando eles nos ligaram para oficializar o pedido”, recorda Júnior.

Tidinho era sempre o centro das atenções: era aquele primo que quando estava numa reunião alegrava todo mundo. Atuou como advogado e nas horas livres gostava muito de viajar, de andar de bicicleta, festejar, encontrar os amigos e ficar com a filha. Ainda no final de 2019 ele conseguiu viajar para o Rio, para conhecer o Maracanã — um de seus sonhos — e ver o querido Mengão na semifinal da Libertadores.

O compadre ainda comenta: “Uma criança é uma bênção na vida, reconstrói tudo de bom. Ele e a esposa se descobriram pais maravilhosos. Aristides faleceu falando da mãe, da esposa e da filha. Ele sempre estava nos eventos que eu organizava no Carnaval. Não podíamos imaginar que 2019 seria o nosso último ano juntos”.

Tide será lembrado pela pessoa que era: brincalhão, animado, intenso e de bom humor. Aproveitou da vida o melhor que pôde e como grande comediante da família arrancou risos de muitos.

Aristides nasceu em Campina Grande (PB) e faleceu em Santa Rita (PB), aos 32 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo primo e compadre de Aristides, José Carlos Matos Júnior. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Ozaias da Silva Rodrigues, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 16 de dezembro de 2021.