Sobre o Inumeráveis

Arlindo Alves de Oliveira

1942 - 2020

Gostava de exercitar a memória com a leitura diária dos periódicos de notícias, jogos de palavras e com dominó.

Aos 16 anos Arlindo deixou a cidade de Poções na Bahia rumo a São Paulo com a intenção de conseguir trabalho e construir uma vida melhor.

Em um de seus muitos empregos, apaixonou-se pela moça da casa vizinha com quem se casou aos 25 anos e construiu sua família. Criou quatro filhos, cinco netos e um bisneto. Sua esposa vivia dizendo que tirou a sorte grande, pois Arlindo era ótimo pai e marido excepcional.

Homem íntegro, aposentou-se por tempo de trabalho em 1997 como funcionário estatutário na prefeitura de São Bernardo do Campo.

Era conhecido por não ficar parado e caminhar muito para resolver seus assuntos. Uma de suas qualidades era ser extremamente responsável com seus compromissos. Pagava suas contas criteriosamente e dizia sempre: "Só faça uma dívida depois de pagar a primeira!"

A alegria dele era ver a família bem e feliz. Fez de tudo para que os filhos tivessem uma educação adequada. Dizia sempre que o estudo deveria ser priorizado, tanto que só aceitou que trabalhassem caso isso não os atrapalhasse nos compromissos escolares. Uma das filhas casou, e mesmo assim Arlindo continuou bancando seus estudos.

Com sua aposentaria, enfim passou a dispor de tempo para dedicar-se aos filhos e aos seus lazeres. Gostava de jogar dominó, fazer palavras cruzadas e ler o noticiário. A verdade é que para ele ler o jornal diariamente era mais que um passatempo, acreditava que esse exercício diário ativava a memória, assim como o hábito de escrever para se manter ativo mentalmente.

Assim era o seu Arlindo - uma pessoa sem vícios na vida, alegre e que amava viver, viveu realizado e muito saudável.

Arlindo nasceu em Poções (BA) e faleceu em Moóca (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Arlindo, Renata Oliveira Degan. Este tributo foi apurado por Lilian de Lima Matias, editado por Lilian de Lima Matias, revisado por Ana Helena Alves Franco e moderado por Rayane Urani em 28 de junho de 2021.