Sobre o Inumeráveis

Benedito Marcondes Filho

1946 - 2020

Cada animal resgatado servia como um novo impulso para seguir lutando pela causa.

No momento em que menos esperava, a vida lhe dava de presente uma importante missão: a causa animal. Despediu-se de sua cidade natal, Santos, no litoral paulista, com a esposa Neide, para que ela pudesse assumir um novo emprego.

Na nova moradia em Pedro de Toledo, também em São Paulo, inicialmente havia só um gato de estimação, mas com o tempo, em seu envolvimento com a causa, chegou a reunir mais de 400 animais resgatados das ruas e de situações de perigo.

Todo o trabalho começou sem grandes pretensões de ser o que hoje se vê. Duas coisas foram suficientes, a necessidade que havia na cidade e o amor que transbordava em seu coração, não permitindo que nenhum animal permanecesse em situação vulnerável.

Depositou grande empenho na causa, em companhia da Neide, sua grande apoiadora. Benedito fundou a Associação Tutucão — Associação Beneficente para Cães e Gatos —, que leva o nome do primeiro cachorro resgatado. Começou em uma casa pequena, mudando posteriormente para um sítio, devido à quantidade de animais que apareciam. Queria atendê-los da melhor forma possível.

Pensava sempre em melhorias para que, a cada dia, um maior número de animais pudesse ser beneficiado. A venda de rifas e organização de eventos eram essenciais para arrecadar fundos para a associação.

Homem sonhador, desejava também construir um centro de atendimento veterinário, a fim de oferecer às pessoas mais simples um atendimento adequado aos seus bichinhos. Queria o melhor não somente para os que estavam sob sua tutela, mas para todos os animais.

Homem muito engraçado, inventava nomes e histórias para cada um dos pets. Era assim o Sr.Benny. A idade avançada não era um empecilho. Abria mão de seus momentos de descanso, deixando o bem-estar deles em primeiro plano. Cada animal resgatado servia como um novo impulso para seguir lutando pela causa.

Era um homem que preenchia a casa com seu jeito de ser. Um grande orgulho para a esposa e para as duas filhas.

Presença marcante para todos os que o conheceram, mesmo os mais distantes geograficamente, através das lives que fazia em seu perfil em uma rede social. Proporcionou não apenas momentos de alegria a essas pessoas, mas trouxe sentido à vida de muitas delas, com sua história e exemplo de conduta.

Benedito: pai de Samantha e Mariana, marido de Neide, Benny do ABCG Tutucão, amigo de quem estava perto ou distante. Fez de sua existência uma profunda doação.

Benedito nasceu em Santos (SP) e faleceu em Cubatão (SP), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Benedito, Samantha Andriani Marcondes. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Talita Rocha, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 12 de setembro de 2020.