Sobre o Inumeráveis

Breno Rosa Pereira

1952 - 2020

Família, trabalho, música e viagens eram suas grandes paixões.

Breno foi o quarto dos sete filhos do casal de agricultores Izaltina e Leopoldo.

Sempre muito respeitoso com os pais e seguindo o exemplo dos irmãos mais velhos, começou a trabalhar muito jovem. Aos 12 anos, era auxiliar de serviços gerais em uma fábrica da cidade natal. Aos 14, foi promovido para ser o motorista da Kombi que distribuía pares de sapatos nas cidades vizinhas.

Em meados dos anos 1970 mudou-se e fixou residência em Novo Hamburgo, onde, entre muitas viagens, viveu até o final da vida. Cursou Direito na Ulbra e tornou-se um advogado conhecido na cidade, onde atuou com muitos colegas profissionais do Direito. Teve três casamentos e quatro filhos.

Tornou-se funcionário público e foi um dos fundadores de várias entidades, como o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem), a Cooperativa Habitacional Lomba Grande, o Grêmio dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo, entre outros. Por duas vezes tentou se aventurar na política, candidatando-se a vereador.

Além da família, viagens e música eram suas grandes paixões. Paralelamente à profissão de advogado e funcionário público, foi músico profissional por muitos anos. Participou do Grupo Folclórico de Novo Hamburgo e da Banda de Campo Bom. Ligado ao movimento tradicionalista e gaúcho de quatro costados, também foi um dos fundadores do CTG M'Bororé, de Campo Bom.

Multi-instrumentista, Breno era desinibido e estava sempre alegre. A gaita e a viola andavam no porta-malas por onde fosse. Animava festas e bailes, não sabia dizer não e nunca media esforços quando uma pessoa lhe pedia para tocar uma música.

Deixou a esposa Lurdes, os filhos Andressa, Josiane, Joel e Joice; os netos Helen, Victor, Inácio e Bryan; além dos irmãos, sobrinhos e amigos que sentem a sua partida.

Breno nasceu em Rolante (RS) e faleceu em Novo Hamburgo (RS), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha e pela ex-companheira de Breno, Salete Francelina e Lurdes Pereira. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Lucas Girardi Ott, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.