Sobre o Inumeráveis

Carlos Antônio Belarmino Alves

1956 - 2020

Pesquisador de OVNIs, geógrafo e agrônomo. Amava fotografia. Para ele, o futuro estava na educação.

Carlos lecionava na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) desde a década de 80, era geógrafo e agrônomo. Além de coordenar o curso de geografia do campus III da universidade, também foi professor doutor em Educação Ambiental e Etnobotânica (ramo da botânica que estuda o uso das plantas pelos povos).

Acreditava fortemente no poder transformador da educação. Sempre foi um incentivador de seus alunos. No laboratório de pesquisa, ajudava-os a construírem um futuro e, efetivamente, financiava os mais engajados em congressos, viagens de campo e eventos.

Carlos tinha várias paixões. Além de ensinar, era amante da fotografia e também um ufólogo renomado. Sua filha Karla conta que o pai pesquisa ufologia há muitos anos. “Ele chegou ao topo do reconhecimento quando participou de um documentário no canal internacional ‘The History’, no documentário ‘De Carona com os Ovnis’, que foi ao ar em 2019”, conta ela.

Carlos era casado há trinta e seis anos com Auricelia de Alustau Belarmino, também professora da rede pública de ensino, na cidade de Guarabira. Com ela geraram, além de Karla, mais três filhas, às quais deram a base para que se tornassem pessoas de bem: educação e amor.

Karla conta que, em 2020, Carlos viveu uma de suas maiores felicidades. “Ele foi promovido a avô. No dia 13 de abril, nasceu seu primeiro netinho, motivo de muito orgulho e alegria!” Pouco mais de um mês depois, ele daria entrada no hospital no qual daria adeus a este mundo.

Carlos deixa, além de esposa, filhas e o netinho, alguns sonhos inacabados, como a construção de um bosque no seu campus da UEPB e um livro, que estava escrevendo com alguns colegas e alunos, no qual falava sobre as mudanças climáticas e os "profetas da chuva" no interior da Paraíba. A verdade está no coração de quem nela acredita.

Carlos nasceu em Natal (RN) e faleceu em João Pessoa (PB), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Carlos, Karla Yasmim de Alustau Belarmino. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Isabela Andrade, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 28 de julho de 2020.