1955 - 2021
Planejava as pescarias com a mesma desenvoltura com que preparava os peixes: todo mundo elogiava.
"Meu pai foi um homem forte. Muitas vezes tinha uma postura séria e silenciosa passando a impressão - para quem não o conhecia bem -, de que era ranzinza. Na verdade, era totalmente o oposto", relembra com carinho, o filho Ismael. Carlos foi uma pessoa solícita que não poupava esforços para ajudar quem precisasse; estava sempre disponível, aberto às novas experiências e oportunidades.
Filho de pais agricultores, foi para a cidade grande construir a carreira quando tinha seus 17 anos; mesma época em que conheceu o amor de uma linda jovem, Marlene. Juntos, compartilharam a vida, dividindo conquistas e desafios; uma relação movida pela cumplicidade que gerou belos frutos, entre eles os filhos, Antônio e Ismael.
A família era a maior paixão de Carlos, - um tesouro que cuidou e protegeu com muito carinho -, fazendo sempre questão de estar presente. Para os filhos ensinou a arte da música, incentivando a aprendizagem de diferentes instrumentos; e para as netas, Isabela e Aurora, entregou o amor e o cuidado de um avô carinhoso.
Após sua aposentadoria como auxiliar administrativo, montou junto com sua companheira um viveiro comercial de plantas ornamentais. Essa atividade mantinha suas mentes e corpos ativos, além de gerar uma renda extra.
Gostava da vida mais tranquila, característica da maior parte das cidades do interior; a pesca e a cozinha eram seus passatempos favoritos. O excelente cozinheiro teve seus dons reconhecidos por todos, além de anos maravilhosos marcados pelos acampamentos de pescaria com os amigos, os quais ele mesmo organizava de forma autônoma e responsável.
Deixa muitas memórias que estarão para sempre registradas na história de Marlene, dos filhos, noras, netas e todos que o conheceram.
Carlos nasceu em Venâncio Aires (RS) e faleceu em Santa Cruz do Sul (RS), aos 65 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Carlos, Ismael Gomes. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Felipe Bozelli, revisado por Luana da Silva e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2021.