Sobre o Inumeráveis

César Augusto Severo

1974 - 2020

Referência no ensino da Física, também era nota 10 nas matérias empatia e bom humor.

César Augusto foi o fundador do maior curso pré-vestibular de Brasília, o Exatas. O engenheiro químico, que lecionava Física, foi motivo de orgulho em todos os lugares que estudou. Destacou-se no Colégio Militar e na Universidade de Brasília (UNB).

A matéria, dor de cabeça para muita gente, era simples para César e tornava-se menos complicada em suas aulas.

"Se entendi Física, foi por conta dos seus ensinamentos", disse um aluno em uma postagem de rede social.

César Augusto era convidado para dar dicas em grandes periódicos como o Correio Braziliense e o telejornal Bom Dia Brasil. Não raro, acertava quais questões iriam cair nas provas.

Mas quem conheceu o professor sabe que ele não ensinou apenas Física.

"Nunca conheci alguém como ele em matéria de empatia. A parte que vai marcar será chegar no Exatas e não encontrá-lo mais na sala dos professores nem ouvir a voz dele, os jargões", relatou professor de Química Sami Afanah ao jornal Correio Braziliense.

Na mesma matéria do jornal, colaboradores do Exatas também destacaram o grande coração que César Augusto possuía.

"Ele estava sempre de bom humor, tentando colocar a gente para cima, sempre com palavras de conforto para a gente não desanimar. Ele sempre foi o ponto de equilíbrio do colégio", disse Bruno.

Com a esposa, Anna Magdalena, compartilhou vinte e dois anos. Ela o define como um marido maravilhoso e um pai perfeito. César dizia que os filhos, Sabrina e João Pedro, eram os maiores orgulhos de sua vida, o que ficou para os meninos foi a gratidão por ter César como pai.

Nas redes sociais, os mais de 600 comentários sobre César mostraram o quanto deixou seu nome marcado na história de quem o conheceu e o quão querido era.

César nasceu em Cachoeiro do Sul (RS) e faleceu em Brasília (DF), aos 46 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela esposa de César, Anna Magdalena Santana Severo. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Talita Camargos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de dezembro de 2020.