Sobre o Inumeráveis

Chaiane Tainara Pes Blass Woiciechowski

1987 - 2021

Pedagoga, técnica de enfermagem e sonhadora: queria ainda ser maquiadora profissional e ter o próprio estúdio.

Chaia, como era conhecida, era filha de Neris e Paulo e irmã de Chaiele e Paola. Foi criada pelos avós Idoni e Henrique na pequena comunidade de São Judas Tadeu. Também viveu grande parte de sua vida na cidade natal da família, em Chiapetta (RS).

Muito inteligente e interessada em aprender coisas novas, destacou-se na escola desde bem pequena. Aprendeu a ler, sozinha, em casa.

Na adolescência, após vencer vários concursos de beleza e desfiles, foi selecionada para ser modelo em São Paulo, onde morou por um tempo.

Como era bastante dedicada aos estudos, Chaia terminou o ensino médio e ingressou na faculdade de Pedagogia. Durante o ensino superior, fez o profissionalizante para técnico de enfermagem e formou-se nos dois cursos ao mesmo tempo. Sonhava ainda em ser psicóloga e maquiadora profissional, ofício para o qual tinha um grande dom.

Em Ijuí (RS), para onde se mudou após o término dos estudos, trabalhou como professora nas escolas locais e como técnica de enfermagem nas UTIs de hospitais. Batalhadora e determinada, ela "fazia acontecer", lembra, com orgulho, a irmã Chaiele.

Gentil e amorosa, exercia com maestria a virtude de ajudar o próximo. Amava também as plantas e os animais, em especial seus dois gatos, Maurício e Neguxo.

Tinha ainda um dom especial para as artes. Curtia livros, filmes, músicas e séries. Interessava-se por decoração, maquiagem e produtos de beleza em geral. Ser maquiadora profissional e ter o próprio estúdio era seu grande sonho.

Em 2019, casou-se com Daniel, o grande amor de sua vida. Um ano depois, para a alegria de toda a família, descobriram que seriam pais de Tiago.

Chaia, então, começou a planejar a abertura de seu tão sonhado estúdio. Apesar de o plano ter sido interrompido pelo destino, fica na memória a felicidade de Chaia em ter dado início a mais um de tantos sonhos que ela realizou.

"Sempre amável e dedicada, Chaia foi a nossa menina-mulher encantadora, gentil, de sorriso inesquecível, que apreciava as coisas simples da vida. Nos encontros da família e no dia a dia será lembrada eternamente como nossa estrela que está lá no céu, junto com seu bebê Tiaguinho, nos protegendo aqui na terra", são as palavras de Chaiele para encerrar esta homenagem.

Chaiane nasceu em Ajuricaba (RS) e faleceu em Ijuí (RS), aos 33 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Chaiane, Chaiele Thais Pes Rochinheski. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Danielle Lorencini Gazoni Rangel, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 26 de maio de 2021.