Sobre o Inumeráveis

Damião Leite Pereira

1942 - 2020

Um boêmio sonhador que conduziu sua vida com música e poesia.

Damião teve uma vida humilde junto aos pais e aos quatro irmãos. Nasceu na Praia do Janga, no município de Paulista, em Pernambuco, mas foi criado no interior da Paraíba, pelos pais Simião e Severina.

Damião teve uma adolescência curta, já que, aos quinze anos, foi em busca de emprego no Rio de Janeiro. A vida não foi fácil na cidade grande. Trabalhou como engraxate, sapateiro e desenvolvedor de sapatos. Seu sustento provinha da dedicação ao ofício dos pés bem-calçados.

Com um pouco mais de uma década, voltou à Paraíba e iniciou sua nova trajetória profissional como leiturista na empresa de energia do estado. Sempre foi dedicado e muito responsável.

Foi no ano de 1969 que começou a formar sua própria família. Casou-se com Ana Maria com quem teve os filhos: Simone, Joacil, Jacqueline e Rossandro. Aos netos sempre destinou muito carinho. Sua vida, então, seguia uma nova trajetória, com novos sonhos e realizações.

A música acompanhou Damião em todos os momentos. Sua maior satisfação era ouvir Nelson Gonçalves e Altemar Dutra no radiozinho. Sentado em frente de casa, passava muito tempo como se o mundo tivesse parado para lhe dar ouvidos e sentido. Tinha vocação para boêmio.

Damião também tinha vocação para poeta. Quando se aposentou, além da música, a poesia também passou a ser sua companheira das horas livres. Quanta inspiração ele tinha!

Já aos amigos da rua, reservava momentos para jogar o dominó. E foi “onde o vírus o encontrou, levando então sua vida e a nossa alegria”, conta sua filha Jacqueline.

Foi tudo muito de repente. O vazio se instalou no coração dos que o amavam, mas suas melhores lembranças estão guardadas e se manterão sempre vivas.

Damião nasceu em Paulista (PE) e faleceu em João Pessoa (PB), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Damião, Jacqueline de Oliveira Pereira Fonseca. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Míriam Ramalho, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de dezembro de 2020.