Sobre o Inumeráveis

Darci Paim

1933 - 2021

Amante do futebol, possuía um caderno onde registrava a estatística de seu time.

Na pequena cidade de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, não havia quem não conhecesse o "Seu Paim, da Afaço”, a associação de funcionários da empresa onde ele trabalhava.

Darci era um amante do esporte, especialmente o futebol, do qual se tornou um especialista com direito a registros estatísticos em um caderno com todos os resultados dos Grenais. Foi dirigente e Bicampeão de Futsal no estado.

Quem quisesse agradá-lo era só puxar uma prosa sobre o tema que ele desandava a falar, a contar histórias de craques. Ele amava começar o assunto perguntando "sabe quem foi fulano de tal?". Pronto! Lá vinham as histórias que eram verdadeiras aulas!

Certa vez, o filho José Carlos o presenteou com um livro sobre os 100 anos de Campeonato Gaúcho e sua alegria ao recebê-lo foi tanta que, na hora, parou o que estava fazendo, folheou as páginas, todo curioso para "tirar uma dúvida, sobre um jogo".

Seria muito fácil e até comum que Darci quisesse impor que os filhos fossem jogadores de futebol, já que ele mesmo tivesse tentado ser, em sua juventude. Preferiu deixar os pequenos livres, sem neles projetar seus próprios sonhos.

Darci era um homem de atitudes equilibradas e sensatas. Apesar de ser um torcedor ferrenho do Internacional, sua torcida maior era mesmo para que toda partida se tornasse um bom espetáculo.

Infelizmente os protocolos não permitiram que a cidade se despedisse de "seu Paim", mas no coração de cada morador, a gratidão
e a lembrança de um ícone do esporte, como tantas vezes foi chamado.

Darci nasceu em São Gabriel (RS) e faleceu em Charqueadas (RS), aos 87 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Darci, José Carlos Paim. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 27 de julho de 2021.