Sobre o Inumeráveis

Débora Graciela dos Santos

1976 - 2021

Amava cantar, e por isso incentivou seus filhos a cantarem louvores.

Ela foi abelha e seu pólen foi amor. Assim Pedro apresenta a irmã, que foi para ele uma segunda mãe.

"Pe", como era chamado carinhosamente pela irmã, cresceu entre os quatro filhos de Débora: Ricardo e Leonardo, os mais velhos; Mariana e Miguel, os mais novos. "Ela sempre foi uma mãe amorosa e de mim também cuidou muito bem".

Mas a maternidade não era seu único papel de destaque. Débora foi professora de educação infantil e pedagoga. Amava sua profissão e seus olhos brilhavam quando falava dos alunos.

Além disso, era esposa, irmã e amiga muito querida e dedicada. Como filha, sempre carinhosa. "Chamava nossa mãe de 'minha veinha'. Minha irmã era guerreira, um verdadeiro elo em nossa família e sua presença nos faz muita falta", declara o saudoso Pedro.

Dona de um sorriso encantador e sempre transmitindo alegria, Débora amava cantar. Sem pensar nos problemas e mirando nas soluções possíveis, a irmã do Pe costumava preencher os espaços onde estava. E ele diz mais: "Com ela não havia tempo ruim. Por isso tudo ficou fora do lugar após sua partida. Alguns meses antes da contaminação pela Covid-19, Débora estava ainda mais presente e passamos umas férias muito próximos".

As lembranças, porém, permanecem eternamente vivas na memória! Especialmente dessa irmã que possuía uma linda alma de criança. E é com um belo filme que passará sempre na lente de seus olhos, que Pedro homenageia sua amada irmã/mãe: "Lembro de um momento forte nosso. Era uma tarde ensolarada, em que estávamos no campus da universidade da cidade. Ela correu no gramado enquanto eu a filmava, levantou os dois braços e deu uma estrelinha. Em seguida veio caminhando em minha direção, sorrindo".

Débora nasceu em Ijuí (RS) e faleceu em Ijuí (RS), aos 46 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo irmão de Débora, Pedro Guterres. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Denise Pereira, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 5 de setembro de 2022.