1959 - 2020
Quando estava feliz, dava uns pulinhos e se sacudia.
Dina ganhou seu nome em homenagem à avó paterna. Os pais plantavam chuchu no quintal de casa e compravam bananas para revender, e eram Dina e Dalva, na infância, que saíam para vender. Com os irmãos, mesmo numa época em que nem luz elétrica havia, brincavam bastante: pique-esconde, pegar vagalumes em caixinhas, queimada, bete e salva latinhas eram algumas das diversões preferidas daquela época alegre.
Casou-se com seu primeiro e único namorado, o primo Sotero, e construíram uma linda família, com os filhos e depois recheada de netos.
Dina foi uma belíssima educadora. Durante vinte e cinco anos exerceu com amor o ofício de professora e alfabetizadora de ensino especial, e então se aposentou. Mas suas horas livres foram preenchidas com muito prazer. Amava fazer crochê, cuidar dos netos, dos filhos e do esposo. Também se divertia muito passeando, especialmente na casa dos irmãos, nas feiras para fazer compras e no shopping.
Sua irmã conta que Dina aprendeu a fazer crochê sozinha, somente observando a mãe. E segue, orgulhosa: "ela tornou-se uma artesã dos crochês! Fazia de sapatinhos de bebês para doação, sousplat e colchas para camas a bolsas para as irmãs".
Prezava demais os momentos em família e as reuniões em datas especiais. Fazia questão de fazer o almoço de Natal e sua comida era deliciosa, como lembra a irmã. Dina gostava de conversar e de cozinhar, em especial bacalhau, buchada e carne de porco.
Foi sempre uma mulher que carregou consigo bondade, carinho, amor e solidariedade. Deucineide guarda com carinho na memória hábitos alegres da irmã, como dançar e dar pulinhos de alegria.
O esposo de Dina também faleceu em decorrência da Covid-19. Para conhecer sua história, procure por Sotero Bezerra Leite em nosso site.
Dina nasceu em Formosa (GO) e faleceu em Brasília (DF), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela irmã de Dina, Deucineide Niculao Beserra. Este tributo foi apurado por Luisa Pereira Rocha, editado por Denise Pereira, revisado por Fernanda Ravaganan e moderado por Rayane Urani em 23 de dezembro de 2021.