Sobre o Inumeráveis

Edison José Cazarin

1938 - 2020

Com luxo ou simplicidade, o que importava para ele era viajar; até num pasto ele chegou a acampar com a família.

Edison, ou apenas Cazarin como era conhecido, estava sempre disposto a tirar de si para entregar ao próximo; depositava o amor nas suas relações como pai, amigo e marido, deixando um legado de dignidade e honestidade para os que o conheceram. Tinha como sua companheira de vida Vera Lúcia; junto dela construiu uma família, agraciada com cinco filhos: Carlos, Silvana, Sandra, Raquel e Luiz Fernando.

Com grande apreço por viajar junto de sua família, tal feito sempre esteve na lista de suas atividades de lazer favoritas. “Nossas viagens pelo Brasil eram constantes aventuras. De barraca, às vezes ficávamos em campings luxuosos; em outras, ficávamos em locais sem estrutura alguma. Uma vez descobrimos, ao final de uma estadia, que um boi tentou derrubar nossa barraca; e que estávamos o tempo todo nadando e brincando em um pasto. Nos divertíamos muito com isso!”, conta a filha Raquel, rememorando com carinho de ocasiões marcantes que passou com Edison. Além disso, também relembra uma ilustre costume do pai: coçar as costas nas portas.

Pelos anos de sua vida, Edison teve várias profissões: foi advogado, bancário e professor universitário, realizando seu trabalho sempre com o amor que lhe era próprio. Além de dons profissionais, em suas horas livres, era adepto de vários hobbies: gostava de pescar, voar de aeromodelismo, escrever livros e ser voluntário em um Rotary Club - uma associação de clubes e serviços, formados por pessoas engajadas e dedicadas a ajudar o próximo, que prestam apoio humanitário promovendo valores éticos.

Católico de coração sempre aberto aos outros, amava tudo que fazia. As pessoas que cativou o lembrarão, com suas aventuras e singularidades, da enorme alegria que tinha em viver.

Edison nasceu em Bicas (MG) e faleceu em Navegantes (SC), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Edison, Raquel Cristina Cazarin Garcia. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Aléxia Caroline, revisado por Luana da Silva e moderado por Rayane Urani em 21 de novembro de 2021.