Sobre o Inumeráveis

Edson Viana dos Santos

1974 - 2020

Grande companheiro, militante de causas sociais e de enorme coração.

Filho de um casal de trabalhadores rurais assentados no Riacho das Ostras, no município de Prado, no extremo sul da Bahia, a história de Sonzinho sempre foi de superação.

No início dos anos 2000, uma desilusão amorosa fez com que se envolvesse num acidente que quase lhe tirou a vida, deixando em seu corpo várias cicatrizes.

Depois disso e de se formar no ensino médio, decidiu ir em busca de novos desafios na capital paulista, retornando quase dez anos depois, com sotaque e muitas gírias paulistanas. De lá, o "Truta", como ficou carinhosamente conhecido, trouxe suas principais companheiras, uma máquina fotográfica e Rosiene, sua esposa, com quem teve dois filhos, João Vitor e João Gabriel.

Relembrar sua trajetória de vida e os bons momentos ao seu lado é uma tarefa impossível de fazer sem lágrimas nos olhos. Sua morte, ocorrida quando diversos projetos pessoais, familiares e coletivos ainda estavam por se realizar, deixou no peito um imenso vazio, um nó na garganta e uma dor muito grande. Edson era um grande amigo, daqueles de verdade, uma pessoa bastante querida. Uma cidade inteira ficou enlutada com a sua partida.

Edson nasceu em Prado (BA) e faleceu em Vitória da Conquista (BA), aos 46 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela mãe de Edson, Eva Viana. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Diógenes Marques Cunha, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 6 de janeiro de 2021.