Sobre o Inumeráveis

Elbanize de Medeiros Costa

1936 - 2021

Do Natal ao Carnaval, todas as festas eram organizadas por ela; era sua maneira de unir a família em encontros cheios de afeto.

Elbanize nutria forte ligação com a família desde a infância, conexão que apenas se fortaleceu com o passar do tempo; ano após ano garantia que todos compartilhassem bons momentos juntos nas comemorações carinhosamente planejadas por ela: “Querida por todos, sempre organizou as reuniões da família. Natal, Ano Novo, Carnaval, Copa do Mundo, enfim toda reunião familiar”, recorda seu sobrinho Gedeão.

Guardava um lugarzinho especial no coração para o seu pai. Como uma filha dedicada e constantemente disposta a ajudar, cuidou com alegria dos assuntos que envolviam o pai até o fim. Como muitos dos membros de sua família, tornou-se Servidora Pública, Administradora do antigo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), cargo em que mostrou sua determinação e força até a aposentadoria.

Seu jeito bondoso de ser conquistava todos que a conheciam. “Se dava bem com todos os irmãos. Frequentava a casa de todos e era bem-vinda”, nas palavras de Gedeão. Irmãos, sobrinhos, amigos, cada um aprendeu a admirar e a amar Elbanize. “Eu ordinariamente tive uma ligação forte com ela, desde a infância. Chegava sexta-feira da escola já arrumando a mala para passar o final de semana na sua casa”, conta. Ela era assim, tinha um espírito livre e bondoso que contagiava as pessoas por onde passava.

Elbanize, seu alto astral e atos de ternura, serão eternamente lembrados.

Elbanize nasceu em João Pessoa (PB) e faleceu em João Pessoa (PB), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo sobrinho de Elbanize, Gedeão Costa Floriano dos Santos. Este tributo foi apurado por Brenda de Oliveira Teixeira, editado por Brenda de Oliveira Teixeira, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Ana Macarini em 16 de março de 2022.