Sobre o Inumeráveis

Elzevir Ferreira dos Santos

1944 - 2020

Um aposentado de coração lindo e cheio de histórias pra contar.

Elzevir era carinhosamente chamado de “Seu Zico”. Um aposentado de coração lindo e cheio de histórias pra contar.

Viúvo, pai de quatro filhos - duas mulheres e dois homens, Seu Zico conheceu a mãe da Carla nos bailinhos da terceira idade que costumavam frequentar e logo entrou para família, ocupando um lugar mais que especial.

“Eu que perdi meu pai aos dois anos de idade me apeguei rapidamente ao Seu Zico. Seu carinho por mim também foi tão grande que parecia que nos conhecíamos há anos. Ganhamos um paizão”, diz a Carla que tinha neste “paizão” a companhia perfeita para o café da manhã enquanto a mãe dormia até mais tarde.

Seu Zico sempre acordava cedo e vestia-se, religiosamente, com calça e camisa, tanto que a enteada conta que nunca o viu vestido de outra forma. Adorava ir ao centro da cidade de Ponta Grossa com a mãe da Carla para, ao menos uma vez por mês, almoçar ou comer um lanchinho. Era como um ritual, o programa preferido do casal.

Infelizmente, Seu Zico não teve tempo de ir com a família à churrascaria como combinado, mas sua passagem pela família da Carla foi tempo mais que suficiente para que ele deixasse um legado de integridade e amor, ao tratá-la, assim como às suas irmãs, da mesma forma que tratava seus filhos biológicos, com todo o amor do mundo.

Convivendo com a dor da saudade, Carla busca refúgio nas lembranças deixadas por Seu Zico, principalmente das vezes que sentava ao seu lado só para ouvi-lo contar as histórias sobre a sua vida.

Além do pai maravilhoso que foi, Carla também será eternamente grata ao Seu Zico por ter trazido novamente luz à vida de sua mãe, amando-a e respeitando-a depois de tantos anos sozinha.

Muito obrigada, Seu Zico!

Elzevir nasceu em Ponta Grossa (PR) e faleceu em Ponta Grossa (PR), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela enteada de Elzevir, Carla Leite dos Santos. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 25 de setembro de 2020.