Sobre o Inumeráveis

Enilva Telles de Oliveira

1933 - 2021

Ela dizia com frequência que "temos que vencer o mal fazendo o bem".

A inesquecível Dona Nilva era filha de Sebastião Rodrigues Telles e Guilhermina Soares Camara, tendo ao todo sete irmãos. Cursou o ensino primário em Lagoão e fez o seu curso de corte e alta costura em Soledade, cidade no Rio Grande do Sul. Trabalhou como professora municipal e comerciante, além de ter sido uma exímia costureira.

Casou-se em junho de 1953 com João Bartolomeu, e seu matrimônio beirou os setenta anos. Tiveram dois filhos biológicos, o Genário Cezar e a Maria Gorete, e dois de coração, Alexandre e Vianei. Foram sogros de Jolsane, Denise, Eloir e Sergio; avós de Fernando, Max, Vanessa, Jocasta, João Riél, Bruna, João Antônio e Natália; e bisavós de Gabriel, Mariana, Mateus, Maitê e Brenda — que viria a ser a mãe de seu primeiro tataraneto.

Foi dona de casa exemplar e ajudou muito o marido nas lidas do campo. Pessoa de grande bondade, ninguém saía de mãos abanando de sua residência. Também muito colaborou na comunidade de Linha Nossa Senhora Aparecida, em que viveu, deixando um legado para todos os seus familiares, amigos, vizinhos e inúmeros afilhados. Todos ficaram um pouco órfãos da inesquecível Dona Nilva.

Lembra o neto João Riél: “ela estava cheia de vida, fazendo os doces para o seu aniversário de 88 anos. Queria viver até os 100 (e tinha saúde para isso!) e desejava comemorar os 70 anos de casamento. Tantas foram suas qualidades que ela foi um anjo na vida de todos que puderam conhecê-la. Dona de uma saúde exemplar, sempre foi uma mulher ativa, elegante, educada e amável. Uma referência humana. Com certeza já está com Deus, nos iluminando lá de cima. Ajude a cuidar de nós que ficamos, amada Enilva!"

Enilva nasceu em Soledade (RS) e faleceu em Cruz Alta (RS), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Enilva, João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Vera Dias, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 31 de maio de 2022.