Sobre o Inumeráveis

Euzebio Napoleão Mendonça

1947 - 2020

O homem do povo, que tinha como uma de suas maiores paixões cuidar e salvar vidas.

O nome “Naná do povo”, como foi carinhosamente apelidado pela população quando foi prefeito do município de Santo Antônio dos Lopes (MA). Isso já diz muito sobre quem ele foi.

Euzébio Napoleão era um homem de coração gigante, que tinha como uma de suas maiores paixões a medicina. Cuidar e salvar vidas era sua alegria, ele vivia para fazer os outros viverem, não é a toa o carinho tão grande que recebia, como médico e pessoa.

Casado com dona Maria José, pai da Melissa, Luana, Cibele, Eusébio filho e Tadeu, sua prioridade sempre foi a família e sua ótima relação com todos, fez de tudo para fornecer a melhor vida possível e não mediu esforços para proteger quem amava.

Consoante ao seu enorme coração, ele foi um homem de muitas paixões. Seu sorriso resplandecia sempre, mas tinha um brilho ainda mais especial quando jogava dominó ou assistia os seus tão amados filmes de bangbang. Ele era a alegria em pessoa, mesmo nos momentos mais difíceis. Quando já estava internado, acordou cantando para sua filha uma música que ouvia muito. “Vamos fazer o juramento do dedinho, juntar o seu dedinho com o meu dedinho”, ele cantarolava, não deixando se abalar com as adversidades.

Aqui na terra, todos fazem o juramento de dedinho, juntam o seus mindinhos, para prometer que ele nunca será esquecido, e sempre lembrado como uma pessoa amiga e do bem. Marido exemplar, pai incrível, médico dedicado e, principalmente, ser humano inigualável, que deixará muita saudades a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Euzebio nasceu São Luís (MA) e faleceu São Luís (MA), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Jornalista desta história Clara Nina, em entrevista feita com filha Melissa Mendonça, em 19 de maio de 2020.