Sobre o Inumeráveis

Francisca Ferreira Coelho

1949 - 2020

Alegre, noveleira e batalhadora incansável, estava sempre a postos para ajudar e era a faz-tudo da família.

Francisca, mais conhecida como Dona Fransquinha, era professora e para complementar a renda selecionava produtos para vender.

Nas horas vagas, adorava costurar e ver novelas - era noveleira de primeira!

Casou-se uma única vez e teve dois filhos: Wirly e Nirly. Os netos eram suas paixões: Níkolas, Íkaro e, mais recentemente, Lavínya, filha esperada do caçula Wirly.

Quando morava no interior, cheia de iniciativa e boa vontade, foi por muitos anos organizadora de blocos de carnaval, festas juninas e quadrilhas.

Dona Fransquinha era amiga, protetora, companheira de todas as horas. Sábia, empregava sempre alegria e positividade em tudo o que fazia.

Wirly conta que, em uma das muitas viagens que realizou junto com a família pelo interior, todos iam sempre brincando dentro do carro. “Ela demorava para entender as piadas. Certa vez, chegou sua vez de contar uma piada. Assim ela fez e, como ficamos esperando o desfecho da história, disse: 'Pronto. Acabou'. Todos rimos muito, não da piada, mas sim da forma como ela falou.”

Mãezona, estava sempre pronta para dar conselhos e ajudar nas horas difíceis. Era também a faz-tudo da família. Para quem quer que fosse, irmãos, sobrinhos ou filhos, ela estava ali, pronta para o que precisasse.

Suas últimas palavras expressaram o amor e zelo pela família: “Será que isso tudo não vai passar? Quero ficar junto com os meus de novo, todos reunidos”.

Francisca nasceu em Aracatiaçu (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Francisca, Wirly Ferreira. Este texto foi apurado e escrito por Manuela Bravo, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 6 de junho de 2020.