1953 - 2020
Era tão querido pela família que até os sobrinhos o chamavam de "pai".
Francisco foi um homem dedicado à família e aos amigos. Nascido em Araioses, no Maranhão, viveu com a esposa e os filhos longe dali, no Distrito Federal. “Foi um super pai, um super avô, era um marido dedicado à família, aos cuidados de manutenção de sua casa”, recorda a filha Anna Jessyca.
Ele amava ajudar as pessoas, o que podia fazia pelo próximo, fosse uma carona, um serviço de manutenção na casa de suas sobrinhas, filhas, cunhadas... era amigo pra todas as horas. “Amava conversar com seus filhos sobre todos os assuntos, fazia todos os desejos dos netos e ajudava a cuidar da minha avó. Não importava a hora, estava pronto pra ajudar”, destaca a filha.
Sujeito simples e reservado, Francisco amava futebol – era torcedor do Flamengo – e a bagunça dos seus netos em sua casa.
Amava contar histórias da sua vida, e depois dos 50 anos decidiu viajar até a cidade natal. Voltou cheio de alegria, muito satisfeito, e com novas lembranças para compartilhar.
Francisco deixou um legado de afeto que todos levam adiante no dia a dia.
Francisco nasceu em Araioses (MA) e faleceu em Brasília (DF), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Francisco, Anna Jessyca Ferreira dos Santos Gomes de Borba. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Patrícia Coelho, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 31 de janeiro de 2023.