1946 - 2020
Com nome de santo, um homem de fé e do interior. Guardava com carinho as memórias de sua distante terra natal.
Era um homem muito católico, devoto de Nossa Senhora Aparecida e tinha nome de santo: Francisco das Chagas, como São Francisco de Assis é conhecido no Nordeste. Região esta que abriga a pequena cidade de Buriti, no interior do Maranhão, terra natal do Chico Rêgo, como ele era conhecido.
Um homem de fé e também um homem do interior, apesar de morar numa cidade grande, capital do estado e com nome de santo: São Luís. Trezentos e vinte e três quilômetros separavam da sua saudosa terra natal em que sempre expressava pelas palavras: “Eita saudade do Buriti!”, dizia.
Chico Rêgo gostava de pescar, encontrar os amigos de infância e das reuniões familiares. Adorava reunir todo mundo nos almoços com as comidas típicas nordestinas: carne de bode, mocotó, galinha caipira e arroz de pequi.
“Ah, Chico Rêgo, você sentia frequente saudades da sua cidade natal, Buriti, e ela com certeza sentirá saudades suas também. Assim como nós, que tivemos a honra da sua presença em 74 anos de vida bem vividos”, conta a filha Patricia.
Francisco nasceu em Buriti (MA) e faleceu em São Luís (MA), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Francisco, Patricia Cunha. Este tributo foi apurado por Ricardo Pinheiro, editado por Mateus Teixeira, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 25 de junho de 2020.