Sobre o Inumeráveis

Francisco Ramos de Lima

1942 - 2020

Campeão no jogo das cruzadinhas! Adorava o pastel com caldo de cana da Rodoviária.

Era filho de Maria Reis da Conceição e Grigório Ramos de Lima. O pai, que viveu noventa e sete anos, conheceu de perto Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião. A longevidade era algo que o serra-talhadense Francisco desejava. Persistente e determinado, assim como o Lampião, desafiou e venceu a morte em vários episódios, como acidente de carro, AVC e câncer de próstata.

Casou-se com Adélia Lopes de Lima e com ela teve os filhos Antônio, Rosângela, Helena, Ivany, Natanael, Rosineide, Rosimere e Fabiana. Adélia era uma esposa dedicada e amorosa. Viveram juntos por mais de cinquenta anos, até o falecimento dela em decorrência de problemas com diabetes, poucos meses antes de sua partida.

Morador de Brasília, viveu trinta e sete anos no bairro Cruzeiro Novo e trabalhou por mais de três décadas no Palácio do Planalto. Era militar da reserva. Homem íntegro, divertido, contador e vivenciador de histórias incríveis, dono de uma gargalhada inesquecível, era o melhor no jogo das cruzadinhas e amava comer pastel e tomar caldo de cana da Rodoviária.

A expectativa de se tornar um nonagenário tal qual o pai não se concretizou, mas, como ele, deixou histórias memoráveis e grandes ensinamentos para filhos, netos e bisnetos.

Francisco nasceu em Serra Talhada (PE) e faleceu em Palmas (TO), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Francisco, Rosimere Ramos Lopes Véras. Este tributo foi apurado por Thyago Soares, editado por Ana Clara Rodrigues Cavalcante, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 16 de abril de 2021.