Sobre o Inumeráveis

Gabriel Gondim Hermes

1945 - 2020

Médico empático, cuja principal preocupação era salvar vidas. "Mais vale dar do que receber", dizia sempre.

Gabriel era um médico empático, abnegado e que honrava o juramento de Hipócrates, feito ao conquistar o diploma.

Conhecido em Belém e em várias outras cidades do Pará, agia sempre com sabedoria, prudência e solidariedade. Sentia as dores e problemas do próximo, fossem físicos, emocionais ou econômicos.

Atendia, com a mesma dedicação, pacientes em ambiente hospitalar, ambulatorial, domicílio ou nas ruas, sem acepção de pessoas. Não se preocupava com o retorno financeiro, pois sua principal preocupação era salvar vidas.

Seu foco era a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. Não se despedia das pessoas sem exame, cuidado e análise do caso do paciente em questão, independentemente do número de atendimentos anteriores, quando estava em plantão. Sofria por falta de recursos humanos e insumos nas instituições de saúde onde trabalhou.

Era um ser humano humilde, bem-humorado, brincalhão e dono de um coração de menino, muito honesto. Sempre dizia frases como "mais vale dar do que receber" e "aquilo que se planta, se colherá".

Como esposo e como pai, Gabriel foi um protetor e provedor de excelência. Como amigo, um conselheiro e animador.

"Jamais esqueceremos o seu legado e os seus ensinamentos", diz a neta Ana Clara.

Gabriel nasceu em Belém (PA) e faleceu no Pará, aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Gabriel, Ana Clara da Costa Hermes de Castro. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Raiane Cardoso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 11 de julho de 2020.