Sobre o Inumeráveis

Genésio Rodrigues

1956 - 2020

Genésio do INSS; era também o Genésio da família, dos amigos, dos doces, das viagens, das fotos e dos menos favorecidos.

Quem olha para o homem que Genésio se tornou não imagina as dificuldades que foi obrigado a superar na infância. Após perder a mãe aos quatro anos de idade, foi adotado e se mudou de Jaquapitã, no Paraná, sua terra natal, para Ouro Fino, no Estado de Minas Gerais.

Aos 20 anos, seu destino foi Jacareí, onde trabalhou num depósito de construção até ser aprovado num concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social; e assim ganhou o apelido de Genésio do INSS. Esse ingresso mudou a sua vida e a vida de muita gente.

Ao passar dos anos, o sorriso sempre aberto, a atenção, a dedicação em ajudar as pessoas e a bondade aparente foram se tornando suas principais marcas no trabalho. Tais qualidades se espalharam pela cidade de Jacareí como uma onda de calor.

Acabou sendo eleito vereador da cidade por 4 vezes. Entre seus feitos na política - ele gostava muito dessa área - foi autor de leis como a da eliminação de barreiras arquitetônicas para portadores de necessidades especiais e idosos em bancos 24h e da denominação da EMEI Prof. Antônio Lellis Vieira, no Parque Califórnia. Teve grande participação na reformulação da lei que regulamenta a contribuição previdenciária dos servidores de Jacareí.

Nas horas vagas, adorava viajar - Ubatuba era seu refúgio favorito -, comer doces, tirar fotografias, escutar Tim Maia, Michael Jackson e Simply Red, conversar com as pessoas na rua e ficar com a família.

Genésio foi casado quatro vezes, vivia com Luciana, sua atual esposa. E teve três lindos filhos. Francisco, do primeiro casamento, Fernanda, do terceiro, e Luís Gustavo, do último. Será sempre lembrado por sua bondade nata, seu sorriso aberto e gentil, sua dedicação em ajudar as pessoas e seu amor pela família.

Genésio nasceu em Jaquapitã (PR) e faleceu em Jacareí (SP), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela esposa de Genésio, Luciana Mancilha Rodrigues. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin e Ana Macarini, editado por Ricardo Valverde, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 6 de março de 2021.