Sobre o Inumeráveis

Geralda Maria Aparecida Souza Santos

1964 - 2021

Geralda permanece docemente lembrada no sabor das tradicionais quitandas, típicas das Minas Gerais.

Ela estava sempre de bem com a vida e com a família. Era um apego só com os dois casais de filhos, com os netos e com a querida mãe. Apesar de morar em outra cidade mineira, a senhora recebia sempre que possível uma visitinha da filha para que os laços familiares se mantivessem sempre firmes e fortes. Geralda e José Geraldo eram os mais velhos de uma família de nove irmãos, ambos conviviam diariamente na lida da roça e sempre juraram ser companhia para o outro. Prestativa, ajudava familiares, amigos e desconhecidos. Foi uma batalhadora que manteve a família em pé durante as tempestades da vida.

Rosana, Ronilson, Roberson e Renata foram criados com a força do trabalho e o amor incondicional de Geralda. Os quatro contavam com a mãe para tudo: era a ela que recorriam quando precisavam de um conselho, de uma palavra amiga, de uma comidinha caprichada - com aquele gostinho caseiro de quero mais -, e também para cuidar dos netos.

Cada um que conheceu Geralda irá se lembrar do apego dessa mineira à família, mas certamente não irá se esquecer de suas quitandas e de seu apego à cozinha. Afinal, era de lá que saíam deliciosos salgados, bolos, roscas, broas e tantos outros pratos típicos que ficaram como sua marca e lembrança.

Cinco meses antes de Geralda partir, José Geraldo de Souza, seu irmão e companheiro inseparável, foi uma das vítimas da Covid-19. O juramento se concretizou e ambos seguem juntos na eternidade.

Além deles, a mãe ─ dona Maria da Conceição de Jesus ─ e outro irmão ─ Evanir de Souza ─ também faleceram por conta do novo coronavírus. Todos eles têm suas histórias contadas lindamente no Memorial Inumeráveis.

Geralda nasceu em São José do Goiabal (MG) e faleceu em Nova Serrana (MG), aos 56 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Geralda, Jéssica Aparecida de Souza Guimarães. Este tributo foi apurado por Katarini Miguel, editado por Lígia Franzin, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 7 de dezembro de 2021.