Sobre o Inumeráveis

Geraldo Alves Teixeira

1937 - 2020

Apesar da insistente aridez no coração de tantos seres humanos, sempre achou um jeito de fazer chover alegria.

"Meu pai era amado por todos os filhos e netos. Um homem sábio que não tinha muito estudo, mas possuía o dom da sabedoria. Era um homem trabalhador e honesto que viveu pela família. Ele adorava a chuva, era um homem alegre e feliz com a vida."

Esse é o relato emocionado da filha, Maria Ivonete, uma brasileira honesta, criada no seio de uma família simples no interior do Ceará. Maria Ivonete passou pela dor de ver pai, mãe e irmã terem suas vidas ceifadas pelo novo coronavírus.

Esse homem, viveu toda uma vida de luta, de trabalho e de sacrifícios, pagando em dia cada uma de suas contas e de seus impostos. Constituiu família com Dona Maria. Juntos tiveram 14 filhos, criaram 12 porque dois faleceram ainda bebezinhos; tiveram 15 netos e um bisneto. Essa família ─ seus descendentes ─ eram tudo para ele, sua maior riqueza nessa vida.

A alegria do Senhor Geraldo era acordar com o dia ainda amanhecendo, fazer um farto café da manhã para toda a família, um inesquecível torresmo com farinha molhada e bastante cheiro-verde e um delicioso cafezinho quente coado na hora.

Dava para ver a alegria refletida nos olhos dele; Senhor Geraldo sorria ao ver, em volta de sua mesa, a esposa querida, os filhos, os netos e o bisneto, todos ao seu redor. Era assim, que ele enchia o peito de genuíno amor à vida, entoava uma oração de agradecimento; a mais linda oração que já se viu, porque era espontânea e verdadeira: o momento de dar graças pelo alimento sobre a mesa.

Senhor Geraldo amava a chuva, amava a natureza e amava a vida. E permanecerá para sempre vivo, em cada gota de chuva que continuar a molhar o solo ─ que para ele era sagrado ─ da sua Acaraú; permanecerá vivo, em cada brotinho verde que teima em nascer apesar da aridez no coração de alguns seres humanos e, sobretudo, permanecerá vivo nos exemplos de vida que transmitiu a cada um de seus descendentes.

Descansa em paz, Geraldo, esse mundo ainda há de tomar um rumo certo algum dia. O que é correto e justo ainda há de prevalecer no coração de toda a gente. Porque é assim que tem de ser; é assim que o senhor queria que tivesse sido e assim será. Geraldo vivia dizendo que ia virar passarinho para vir visitar os filhos. Eu não duvidaria...

História de casal e filha; para conhecer a história da esposa de Geraldo Alves Teixeira e de sua filha, busque por Maria Bezerra de Sousa Teixeira e Maria Geralda Teixeira.

Geraldo nasceu em Acaraú (CE) e faleceu em Acaraú (CE), aos 82 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Geraldo, Maria Ivonete Teixeira. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Ana Macarini, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 11 de dezembro de 2020.