1931 - 2020
Uma força da natureza. Uma mulher à frente do seu tempo.
Cheia de vida, sorriso e positividade. Trazia consigo uma espiritualidade que transcendia os espaços e as pessoas ao seu redor.
Era dona de uma força surreal e dos sorrisos mais soltos possíveis. Uma mineira de um coração gigante, onde sempre se encontrava afeto e aconchego.
Foi mãe, avó, amiga. Sempre presente, não passava um dia sequer sem enviar amor à família através de mensagens. Acompanhava cada um com muito orgulho. Vibrava com as conquistas, chorava junto as suas angústias e jamais os deixava desamparados.
“Ela apresentou uma live para os netos e filhos uma semana antes de falecer: ensinou a fazer a sua receita de 'rosca rainha'. Lutou pelos filhos e netos a vida toda. Enfrentou o divórcio nos tempos em que o machismo imperava. Era, ao mesmo tempo, guerreira e apaziguadora. Deixa profunda saudade de seus conselhos e aconchego”, conta a neta Thaís.
Definitivamente, foi uma mulher à frente do seu tempo. Lutou pelo que acreditava e na família fazia o seu lar. Construiu um legado que seguirá inspirando gerações. Suas palavras continuarão dando direção, já seu chamego e sorriso presentes nas mais belas lembranças estão.
Gerusa nasceu em Monte Alegre (MG) e faleceu em Uberaba (MG), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Gerusa, Thaís Machado Pagliaro Rocha. Este tributo foi apurado por -, editado por Thiago Santos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de julho de 2020.