1973 - 2021
Um tio generoso e parceiro, que garantia a alegria e os lanches nas reuniões de amigos de sua sobrinha, Gabi, em sua casa.
Gustavo, como sua mãe o chamava, ou Guga, sempre expressava simpatia e diversão. Caseiro, gostava de ficar assistindo a filmes e zelando por sua família. Era um filho companheiro, um irmão presente e um tio atencioso para a Gabi.
Gostava sempre de ver as pessoas ao seu redor bem e não media esforços para que isso acontecesse. Era doce, amigo, vivia ajudando o próximo, realizando doações a crianças carentes e a obras sociais. Sempre incentivava as pessoas a alcançarem o seu melhor, com palavras de estímulo. Foi assim quando Daniela, sua irmã, resolveu estudar Direito aos 46 anos: brincava que ela seria sua advogada.
Muito inteligente, era engenheiro químico e amava a sua profissão, tendo atuado nela em sua juventude. Ensinava química com felicidade a quem lhe pedisse ajuda, em especial a sua sobrinha Gabi, que tratava como filha. Com ela, dançava balé na sala, pedia pizzas às sextas-feiras e ouvia músicas de madrugada.
Bastante brincalhão, divertia-se com os regionalismos de sua família, e era a animação das festas. Adorava receber os amigos da Gabi em casa, pagava lanches, era o tio da folia. Não havia quem não gostasse dele, era querido por parentes, pela vizinhança e por quem o conhecia.
Apaixonado por música, costumava presentear amigos e familiares com CD’s gravados. Dentre milhares de músicas, "Livin’ on a Prayer", do grupo Bon Jovi, era o seu hino. A música, que fala sobre seguir em frente e nunca desistir é o maior ensinamento por ele deixado.
“Oh, temos que aguentar, prontos ou não
Você vive para a luta quando isso é tudo o que você tem” (Bon Jovi).
Gustavo nasceu em Maceió (AL) e faleceu em Maceió (AL), aos 47 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela irmã de Gustavo, Daniela Maria Pimentel Sousa. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Stefanie Maria Braga Abbondanza, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 14 de fevereiro de 2022.