Sobre o Inumeráveis

Henrique Soares da Costa

1963 - 2020

Com seu jeito simples doou sua vida a serviço da igreja e do povo.

Dom Henrique era Bispo da Diocese de Palmares havia seis anos.

Ingressou no seminário aos 18 anos. Foi noviço no Mosteiro de São Bento (RJ) e de Nossa Senhora do Novo Mundo. Concluiu o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática, em Roma.

Seu lema episcopal era “In Christo Pascere”: “Apascentar em Cristo”.

Antes de ser nomeado Bispo da Diocese de Palmares, foi Bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju.

-

"Um religioso exemplar de vida coerente com a sua fé. Suas pregações tocavam o coração de milhares de pessoas. Gastou a vida no anúncio do Evangelho, evangelizando incansavelmente pelos meios de comunicação", escreve Márcio da Silva, um grande admirador.

-

Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió. Também foi professor de Teologia no Seminário Provincial de Maceió, do curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió, do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda e do Instituto Sedes Sapientiae de Recife.

Henrique nasceu em Penedo (AL) e faleceu no Recife (PE), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelos amigos de Henrique, Roberto Gregori Junior, Márcio da Silva e Ruan Carlos Ferreira de Lima Albuquerque. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Lucas Cardoso, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 28 de julho de 2020.