Sobre o Inumeráveis

Inar Mosciaro Gomes

1951 - 2021

Seus famosos pastéis tinham gostinho de quero mais. O segredo? Ela contava apenas aos filhos.

Ela costurava e fazia pastel aos finais de semana ─ eram os famosos pastéis da Tia Inar de Corumbá. Sempre foi caprichosa com a seleção dos ingredientes e com o modo de fazer as coisas, especialmente os pastéis. Quando um dos filhos a indagava sobre qual era o segredo, ouviam sempre a mesma resposta: "É o amor!"

Ensinou os filhos a terem fé, estudar, dignificar o trabalho e ajudar as pessoas. Ela mesma estava sempre disposta a ajudar o próximo, desde um simples conselho até apoio financeiro, se fosse o caso.

Sua força e determinação eram presentes no seu fazer e no seu exemplo, em todos os papéis que exercia. Teve muita fé durante toda a vida e era generosa. Auxiliava algumas comunidades católicas nas quermesses ou em alguma atividade que fosse possível dar seu apoio.

"A saudade será eterna e ela continuará viva em nossos corações, no seu exemplo de mulher, de mãe, de pessoa... no seu legado", diz a filha Caroline.

Inar teve cinco filhos e cinco netos, nasceu no dia de Nossa Senhora de Fátima, à qual era muito devota.

"Ela partiu apenas alguns dias antes do dia da santa de devoção. Foi comemorar seus 70 anos ao lado de Nossa Senhora. O que nos consola é saber que agora ela está seguindo o caminho da luz, o caminho que sempre a fortaleceu. Foi ajudar Deus e Nossa Senhora de Fátima a colocar ordem no Céu, mas estará sempre viva em nossos corações, no seu exemplo e no seu legado. Ela era uma mãezona, uma irmã dedicada, uma pessoa muito generosa que será eternamente amada por todos que a conheceram", conclui a filha.

Inar nasceu em Corumbá (MS) e faleceu em Corumbá (MS), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Inar, Caroline Gomes Xavier. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 22 de maio de 2021.