1942 - 2020
Tia Inêz era a pessoa mais vaidosa e festeira da família. Gostava de celebrar a vida!
Foi mãe, esposa, avó, tia e a vizinha mais alegre das redondezas. Nada, absolutamente nada, tirava sua alegria. Bondosa por natureza, "era quase um anjo", diz a sobrinha Elen Karla. Sua maior virtude era ajudar o próximo; já suas maiores alegrias eram presentear os familiares e deixar todos felizes.
Além de amorosa e solidária, era alfabetizadora por vocação. As crianças adoravam as aulas de reforço escolar, invariavelmente regadas com muito lanche.
Cozinheira de mão-cheia, gostava de servir com fartura. A principal característica de suas festas era o enorme bolo que enfeitava sempre o centro da mesa.
"Nunca a vi reclamar de nada, mesmo quando esteve doente. Tia Inêz era simplesmente a figura mais querida e amada que conheci. Tive a feliz oportunidade de fazer parte de sua vida familiar", finaliza Elen.
É provável que muitas festas no Céu estejam acontecendo desde sua partida. Afinal, elas fizeram parte de toda a existência de Inêz: não importava o motivo, o importante era festejar sempre!
Inêz nasceu em Tarauacá (AC) e faleceu em Rio Branco (AC), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Inêz, Elen Karla Leite Drago. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 11 de fevereiro de 2021.