1939 - 2020
Um gremista de coração. Amava um carteado e um churrasquinho em família.
Ivo teve uma vida memorável. Foi casado por sessenta anos e construiu uma família com muita dedicação e trabalho. Era marceneiro por profissão, artista por consequência. Mesmo não tendo instrução acadêmica, ensinava lições tão singulares e significativas sobre a vida.
Amava estar em família, orgulhava-se em ver as três filhas graduadas em uma universidade federal e trilhando profissões de sucesso. Era um avô cuidadoso e carinhoso com os três netos.
Enfrentou bravamente a leucemia. “Durante o tratamento da leucemia virou o paciente favorito das enfermeiras que, mesmo fora do turno, iam visita-lo para saber como ele estava e dar um abraço", conta a neta Ana Julia.
Ivo tinha uma simpatia única, adorava puxar conversas, fazer amizades, ajudar o próximo. Demandava tempo cuidado da horta e do jardim, talvez era ali ele se encontrava com a própria paz e descobria o valor do cuidado.
Adorava um carteado com os amigos, reunir pessoas em torno de uma mesa com um belo churrasco em dias de domingo, assistindo ao tricolor jogar.
Ah, Ivo, sua vida jamais caberia em finitas linhas, mas suas histórias serão ternamente lembradas, principalmente ao redor da mesa farta ou nas finais do tricolor.
Ivo nasceu em Roca Sales (RS) e faleceu em Porto Alegre (RS), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Ivo, Ana Julia Bonzanini Bernardi. Este tributo foi apurado por Lila Gmeiner, editado por Leiana Isis Oliveira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de janeiro de 2021.