Sobre o Inumeráveis

Ivonete Recalcatti

1961 - 2021

Ica sempre amou a agricultura, quando criança, se divertia ao brincar nas plantações de trigo.

Ao nascer ganhou o nome de Ivonete, mas Ica era como realmente era chamada e conhecida por aqueles que a cercavam. Ica era uma apreciadora da simplicidade da vida, amava se cuidar. Ivonete não precisava de motivos motivos ou eventos para estar arrumada, ela se arrumava para si.

Ivonete cresceu com seus irmãos no interior de Jaborá, cidade pequena localizada em Santa Catarina. Ica sempre esteve ligada a terra e aos animais desde pequena e enquanto crescia dedicou-se a agricultura. Quando criança, se divertia ao brincar nas plantações de trigo, quando já estavam maduros. Morou a maior parte de sua vida, com sua irmã Salete, e Tissiane, sua filha.

"Minha mãe, sempre foi uma mulher guerreira. Doce da maneira de olhar, ao falar. Muito calma, serena, disposta a fazer tudo para ver as pessoas bem", conta sua filha. Ica adorava passar o tempo livre com sua filha e amigas, pegando sol. Toda semana mãe e filha tinham um encontro inadiável, iam juntas ao salão fazer os cabelos e as unhas.

"Nós sempre fomos muito próximas, independente, do tempo ter passado, eu sempre fui a menininha dela, até esses dias atrás ainda dormíamos juntas. Todos notavam nossa semelhança, não somente em aparência", relembra Tissiane.

Ivonete apreciava um bom sertanejo antigo. As vozes das duplas Rick e Renner, Chitãozinho e Xororó, Guilherme e Santiago sempre marcavam presença nas playlists que ela fazia. O que também não poderia faltar era aquele chimarrão bom e o churrasco.

Aos fins de semana adorava visitar seus pais, com sua filha. Ica sempre impecável, aprendeu desde muito nova a ter zelo pelos bens materiais e pessoas que a cercavam. Sua casa sempre estava arrumada, as comidinhas eram bem preparadas. Tudo era feito com muito capricho, cuidado que não passava despercebido pelos olhos e coração dos seus.

Ivonete sempre foi apaixonada pelos animais, especialmente por cavalos. Tissiane se sente mais próxima da mãe quando está rodeada pelos animais. Inca deixa uma linda história de dedicação, mãe solo que não mediu esforços para amar e tutelar sua filha querida que transborda amor e gratidão. "Obrigada por tudo mãe, você vai ser pra sempre meu amor! Nosso carinho vai além da vida, e você sempre estará comigo em meu coração", carinhosamente afirma Tissiane.

Ivonete nasceu em Jaborá (SC) e faleceu em Ouro (SC), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Ivonete, Tissiane Salete Fernandes. Este tributo foi apurado por Luma Garcia, editado por Luma Garcia, revisado por Claiane Lamperth e moderado por Rayane Urani em 14 de fevereiro de 2022.