1948 - 2021
Em muitos Natais, o Carinha presentou a família com uma mala de chocolates.; e esse nem era seu lado mais doce.
Jeová cresceu com seis irmãos, foi pai de três meninas, acompanhou a criação de cinco netos e conheceu a primeira bisneta. Em todos esses momentos e para cada uma dessas pessoas, Jeová fazia questão de estar presente e não media cuidados, gestos de carinho, palavras de sabedoria e amor incondicional.
Partindo de Minas Gerais, estado onde nasceu, Jeová se mudou para São Paulo, trabalhou bastante, foi motorista de ônibus e depois trabalhou na Nestlé. Graças ao novo emprego, podia presentar a família com chocolates no natal; todos amavam receber os doces, mas, sem dúvida, a pessoa mais realizada era Jeová, por poder proporcionar tal experiência para as pessoas que amava
Ainda em São Paulo, ao lado de sua esposa e grande companheira, Nair - sua Inha, apelido carinhoso pelo qual a chamava -, de seus irmãos e de suas filhas, criou sua própria distribuidora de iogurtes. As primeiras netas, Beatriz e Jéssica, se recordam com doçura dos tempos em que o iogurte era um dos principais alimentos do lar Paiva Mafra.
De volta a Minas Gerais, Jeová montou uma marcenaria, onde fazia serviços de carpintaria e, então, se aposentou, somando mais uma bagagem profissional às suas infinitas experiências pessoais, que sempre compartilhava com a família. Era um homem que conhecia muito sobre o mundo e que dividia seus ensinamentos e suas histórias com quem quisesse ouvir.
Sempre com algum assunto na ponta da língua, Jeová era conhecido como “carinha” e, em sua cidade natal, Conceição das Alagoas (MG), ter uma conversa com ele implicava em escutar “ô carinha” várias e várias vezes.
Jeová foi, além de pai, avô e bisavô, um modelo de pessoa que viveu para o bem. Sua partida deixa eternas saudades, mas seu exemplo em vida é uma inspiração para todos os que tiveram a oportunidade de conhecer o “carinha”.
O irmão de Jeová, Jaime, também faleceu em decorrência do novo coronavírus. Eles estiveram juntos na criação e no dia a dia da distribuidora de iogurtes da família e eram grandes parceiros nos negócios e, acima de tudo, na vida.
Para conhecer mais sobre a história do irmão de Jeová, visite a homenagem a Jaime Paiva Mafra neste Memorial.
Jeová nasceu em Conceição das Alagoas (MG) e faleceu em Conceição das Alagoas (MG), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Jeová, Beatriz Mafra Capuchi. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Camilla Campos Trovatti, revisado por Rayane Urani e moderado por Rayane Urani em 29 de maio de 2021.