Sobre o Inumeráveis

João Ribeiro do Nascimento

1965 - 2021

Aprendeu na vida simples da roça a ser resiliente e a oferecer o mais puro e genuíno afeto, por meio de gestos e atitudes.

Desde pequeno já precisou ser forte, pois a vida já lhe apresentava desafios grandes. Sua mãe partiu, o pai constituiu uma nova família, ele o irmão tiveram de se adequar à essa nova situação, ainda muito jovens.

João perseverou, foi um homem da roça desde cedo, aprendeu o ofício de sobreviver e confiar em dias melhores. Infelizmente o ofício da roça lhe trouxe muitos problemas de saúde, mesmo assim ele tinha muita vontade de viver.

Construiu sua própria família, e então descobriu como é a sensação de pertencer e acolher, com sua esposa e duas filhas fez de sua casa um lar.

Muito trabalhador, chegava sorrindo depois de um dia de lida intensa. Amava contar histórias que ouvia na infância. Pescador raiz, sentia-se feliz ao preparar as suas tralhas, iscas e tudo o que precisava para ir em mais um dia de aventura e pescaria no rio.

"Aprendi a amar o trabalho, a carpir, plantar, a colher, a amar os animais, a amar a vida de pescador, aprendi com ele a amar o simples. Aprendi a acreditar na vida e oferecer o meu melhor, mesmo que ela te ofereça coisas ruins.", conta a filha Vanessa.

Hoje descansa no Senhor, merecido descanso de quem muito lutou pela família, e os ensinou a se manterem em pé, sob quaisquer circunstâncias. Difícil compreender a partida, difícil compreender o porquê de tudo. Não imaginamos nunca tudo isso, porém o que nos consola é ter a certeza de que ele está em um lugar melhor que este; sem lágrimas, sem dores, sem sofrimento.

Te amaremos pai para sempre!
Para sempre e eternamente!

Saudades eternas de sua esposa Edileuza, filhas Andressa e Vanessa, amigos e família.

João nasceu em Palmital (SP) e faleceu em Lutécia (SP), aos 56 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de João, Vanessa Aparecida Sobrinho Ribeiro. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 12 de maio de 2022.