1931 - 2021
Espinha dorsal da família, não poupava esforços para prestigiá-los.
Jorge sempre lutou bravamente para criar uma família com cultura e com valores sólidos.
Do cargo de servidor público nos Correios e de uma farmácia própria na cidade de União dos Palmares, em Alagoas, tirou o sustento para formar quatro médicos e uma farmacêutica, ao lado da esposa Lêda, de quem ficou viúvo em 2013.
Juntos, o casal teve Álvaro, Auxiliadora, Mônica, Alberto e Martha, além de 11 netos e seis bisnetos.
Apaixonado pelo seu Estado, se manteve por lá mesmo após os filhos terem partido para outros cantos do Brasil. Quatro deles moram em Brasília, enquanto um vive em Fortaleza.
Jorge foi um exemplo de seriedade e honestidade, ele soube orientar a família, ensinar o valor da vida e ainda ser uma pessoa amiga e conselheira, intensificando a força interior de cada um deles.
"Meu avô tinha um sorriso marcante e amava viver, nos dava conselhos, mas também uns puxões de orelha quando preciso", conta a neta Liliana, que completa: "Tinha voz ativa para tudo".
Apesar da idade avançada, Jorge possuía autonomia para dirigir e comandar os próprios negócios.
Ele fazia questão de participar da vida familiar. Tanto que foi sozinho à festa de aniversário de um ano da primeira bisneta, Morena Letícia, e viajou a São Paulo para assistir à defesa de doutorado da neta Fernanda, na USP em 2019.
"Ele curtiu muito a festa, foi especial pra mim”, diz Liliana, e complementa: “Na defesa da minha prima, ele estava tão orgulhoso que vibrava junto com ela".
Saudosa, a neta descreve o avô como um homem guerreiro, valente e digno nas horas mais difíceis.
Ela acredita que o sorriso dele ficará imortalizado no coração de cada membro da família Madeiro Leite.
Por fim, Liliana resume em duas palavras os últimos momentos de Jorge: resignação e sobriedade.
Jorge nasceu em Palmeira dos Índios (AL) e faleceu em Maceió (AL), aos 89 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Jorge, Liliana Ribeiro Leite Oliveira. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Mariana Quartucci, revisado por Acácia Montagnolli e moderado por Rayane Urani em 5 de maio de 2021.