Sobre o Inumeráveis

Jorge Rene Vita

1954 - 2020

Assistia o máximo de partidas de futebol possíveis, mas seu coração pulsava de verdade era vendo o Atlético Mineiro jogar.

Jorge sempre carregou consigo a virtude da superação. Nascido em Mutum, no interior mineiro, mudou-se ainda jovem para uma cidade maior em busca de melhores oportunidades. Filho amoroso, assim que encontrou emprego, fez questão de trazer seus pais e as duas irmãs para morarem com ele.

Durante a sua formação do ensino técnico, conheceu Maria Inês, sua colega de curso. Logo, encantou-se completamente pela moça e convidou-a para comer um sanduíche de mortadela, decidido a conquistá-la. A partir dali, namoraram por dois anos, casaram e viveram na mais perfeita harmonia por trinta e nove anos.

Do amor entre o casal nasceram Wendell e Raphael. Com o seu temperamento calmo, ensinou os filhos a serem honestos e pacientes em todas as circunstâncias que a vida lhes apresentasse. "Meu pai foi a pessoa mais tranquila que já conheci, era o meu oposto. Apesar de pouco demonstrar seus sentimentos, nunca foi rude. De modo sereno, através de sua conduta ilibada, nos ensinava pelo exemplo. Certamente, ele foi o melhor pai que meu irmão e eu poderíamos ter", conta o filho Wendell.

Por toda a vida, trabalhou em uma única empresa, que atua no ramo siderúrgico. Lá, começou como industriário, função que desempenhou por um longo tempo. Depois, enquanto se graduava no curso de Ciências Contábeis, foi promovido a Gerente de Setor, cargo exercido até a sua aposentadoria.

Com sua extrema organização, passava horas sentado à mesa de sua casa, apenas escrevendo e refazendo as contas das despesas. Só ele se encontrava no meio de tanto papel e agenda.

Como poucos, encontrava alegria nos pequenos hábitos do seu cotidiano: diariamente, enviava orações aos filhos pelo aplicativo de mensagem; e escutava, por horas a fio, a rádio Itatiaia. Caseiro, tinha plena satisfação em reunir a família e os amigos para um delicioso churrasco. Mestre churrasqueiro, todos os finais de semana, depois da missa, gostava de assar a carne enquanto apreciava a companhia da esposa e dos filhos. Jorge era tão aficionado por churrasco que, se fosse possível, prepararia diariamente os petiscos.

Entretanto, a sua grande paixão era o futebol. O filho Wendell se recorda: "Nunca vi ninguém gostar tanto de futebol quanto o meu pai! Ele passava o final de semana todo ouvindo e assistindo aos jogos. Tinha um amor imensurável pelo Clube Atlético Mineiro. Entre as lembranças marcantes que carrego comigo, a maior sempre será dele torcendo pelo Galo".

Jorge, que torcia tanto e não perdia um jogo, agora vê as partidas lá de cima, no camarote do céu. Com toda a certeza, assistiu ao ano mágico do seu time do coração, em um lugar privilegiado, ao lado de Deus, com os anjos fazendo coro, irradiados pela sua felicidade.

Jorge nasceu em Mutum (MG) e faleceu em Ipatinga (MG), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Jorge, Wendell Paiva Vita. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Andressa Vieira, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 16 de maio de 2022.