1939 - 2021
Jornalista e escritor que, com generosidade, afeto e sabedoria, foi também um grande pai e amoroso marido.
Homem simples e inteligente, nasceu e foi criado no interior de Minas Gerais. Quando jovem, aos 17 anos, foi em busca de uma vida melhor na nova capital do país, mas após a sua aposentadoria realizou o sonho de retornar a morar em sua terra, localizada no norte do estado.
Em Brasília, trabalhou, estudou e se tornou jornalista, profissão que exerceu com brilhantismo, cobrindo os mais importantes momentos históricos ligados à política do Brasil, como a redemocratização decorrente do fim da ditadura.
Escreveu matérias para os jornais Correio Brasiliense e O Norte de Minas, esteve presente no nascimento da Constituição de 1988, sendo Assessor de Comunicação da Câmara dos Deputados.
Aline, sua filha, sem desprezar as realizações profissionais do pai, conta do amor que ele tinha pela família, dizendo:
“Mesmo depois de aposentado, nunca abandou a sua profissão: ler, escrever e assistir aos telejornais eram hábitos rotineiros na vida dele. Chegou a publicar um livro que retratava a sua infância humilde no campo, ressaltando a cultura e os costumes da sua região.
Porém, a sua principal realização em Brasília foi o seu casamento com minha mãe, que durou cinquenta anos, até a sua partida. Foi um grande pai de família, o pilar respeitado e admirado por todos na pequena cidade de Minas.
Cumpriu com maestria sua missão como profissional, esposo, amigo e avô. Em especial vou me recordar dele como o pai exemplar e o ser humano lindo que sempre foi.
A sua obra de vida, que fez dele um homem distinto, será a minha inspiração!”
José nasceu em Lontra (MG) e faleceu em Lontra (MG), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de José, Aline Alves e Silva. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 9 de maio de 2023.