Sobre o Inumeráveis

José Anastácio de Melo

1924 - 2020

Fez da palavra de Deus um alento para os doentes e para o coração dos necessitados.

Se alguém perguntasse por José Anastácio provavelmente ninguém iria conseguir identificá-lo, mas o Sr. Zé Luiz era conhecido demais. Querido por todos, foi o patriarca de uma enorme família com nove filhos, dezoito netos e dezesseis bisnetos. Mas incontáveis mesmo eram os afilhados que tinha por conta de sua religiosidade e generosidade.

Um homem de fé inabalável e que não economizava passos para ir à Igreja de São Benedito. A ladeira não era motivo para desmotivá-lo e ele fazia esse trajeto quantas vezes fossem necessárias, sempre com muita alegria.

Um verdadeiro apóstolo que ultrapassou quase um século de vida levando conforto e esperança aos mais necessitados. Era um homem que cultivava o hábito da generosidade. Sua pastoral era dedicada à visita de enfermos e de pessoas privadas de liberdade. Nessas visitas, o Sr. Zé Luiz levava sempre uma palavra de conforto e alento nos difíceis momentos de doença e de cárcere.

O glorioso guerreiro, como lembra carinhosamente a neta Dulce sobre o significado do seu nome, foi mais do que um avô: foi um pai. Nas lembranças dela e dos familiares ficam o legado do homem de Deus que esteve sempre a serviço do bem e do servir ao próximo.

José nasceu em Santa Maria de Suaçuí (MG) e faleceu em Nova Viçosa (BA), aos 95 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de José, Maria Dulcineia Silva Teixeira. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Ana Clara Rodrigues Cavalcante, revisado por Tatiani Baldo e moderado por Rayane Urani em 22 de maio de 2021.