Sobre o Inumeráveis

José Antônio Ribeiro

1943 - 2020

Aparentemente sério, mas dono de uma alegria contagiante. Pai de nove filhos, cinco deles do coração.

Casou-se com Maria de Deus, sua primeira e única esposa. Quando se conheceram, ela já era mãe de quatro filhos, ainda assim se casaram e ele veio a assumi-los, registrando todos em seu nome. Tempos depois, tiveram mais cinco filhas, sendo uma do coração.

Seu José, trabalhou no batalhão da PRF, mas como costumava dizer: “sou o faz tudo”. Com seu jeito cativante, ganhou espaço dentro da corporação, viajando Brasil afora em missões de trabalho. Antes da aposentadoria, devido ao trabalho, passava pouco tempo junto, passava meses sem poder ir para casa, porém sempre ligava e mandava o dinheiro para as despesas.

Um de seus cantores favoritos era Miltinho Rodrigues, ele adorava ouvir músicas tomando uma cervejinha. Com um espírito aventureiro, amava viajar e era muito religioso, devoto de São Francisco. Todos os anos, viajava para o estado do Ceará, para pagar suas promessas, costumava ainda levar algum filho ou neto para viagem.

Por ser um homem aparentemente sério, quem não o conhecia logo imaginava que Seu José não gostava de brincadeiras, mas, que engano! Uma pessoa extremamente divertida e um homem muito brincalhão, colocava apelido em todos da família. Não tinha mania de estar abraçando as pessoas, mas demonstrava seu afeto e carinho do seu modo.

Com uma saúde de ferro, já havia se tornado um ritual seu, ao acordar todos os dias, fazer o café sem açúcar e tomar com andiroba, em jejum. Durante o dia, ainda tomava água com alho. Dificilmente queixava-se de alguma coisa.

Seu José e sua esposa, aguardavam ansiosamente pelo dia do casamento religioso, que seria realizado em agosto de 2020. Infelizmente, os planos do casal foram interrompidos, não houve tempo de fazer a celebração na Terra, mas tiveram a honra de celebrar o casamento no Céu.

Seu José, viveu uma linda história de amor ao lado de dona Maria. Tanto é que, dias após sua partida, sua amada também se foi em sua busca.

A história da esposa de José também está guardada neste memorial, e você pode conhecê-la ao procurar por Maria de Deus Saraiva Ribeiro.

José nasceu em Santa Maria do Pará (PA) e faleceu em Castanhal (PA), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de José, Wesllany Caroline Ribeiro da Silva. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Lucas Cardoso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 2 de agosto de 2020.