1943 - 2020
Desenhava muito bem, sua caligrafia era uma obra de arte.
Quando ele era pequeno saía para brincar na rua e voltava só de cueca; o restante das roupas ia ficando pelo caminho, como presente aos menos afortunados. Aquela criança sentia, mais do que sabia, que solidariedade era um dom divino. Tinha em seu peito muito amor para dar. Assim era José Cauhi, o Zezinho.
Zezinho sonhava em ter um lugar onde pudesse abraçar e acolher os estigmatizados, os marginalizados, os invisíveis: moradores de rua, velhos abandonados por suas famílias, alcoólatras e dependentes químicos.
Em 2011, Deus lhe deu uma visão: a de que uma pessoa o ajudaria a realizar esse sonho. E o sonho se tornou realidade.
Começou pequenininho, com um tapume de madeira e duas pessoas que ele resgatou das ruas, e se transformou -- com a fé em Deus, suas orações e a ajuda de pessoas e empresários com suas doações -- na Vinde Vida. Aquele lugar de amor que já existia no coração do menino agora era um lindo lugar de acolhimento, esperança e resgate de vida. E quantas vidas ele resgatou!
José gostava de ler a Bíblia, amava estar com sua família, esposa e filhos, e a eles dedicava toda sua atenção e carinho. Gostava de cantar e desenhar. Apreciava um bom filé à parmegiana e a sopa tradicional das noites em família. Gostava muito do doce árabe athaif.
Em junho de 2020, o seu sonho, o projeto que se tornou a casa de acolhimento Vinde Vida, completou 9 anos e o José era só alegria. Comemorou feliz e realizado.
Pastor Cauhi deixa a esposa Raquel e sete filhos: Tatiana, Luciana, Juliana, Bárbara, Daniel, Leonardo e Marcos Flávio. Deixa também seus príncipes, nome que dava a cada aluno da Vinde Vida. Um homem de honra, que cumpriu sua missão aqui na terra com louvor. O homem que passava na rua e sentia misericórdia ao ver uma vida precisando de ajuda e chorava a dor da pessoa.
Do pai, a filha Tatiana diz: "Deixou seu legado nos ensinando o que é o amor. Hoje ele está na eternidade ao lado de Jesus." E, ao pai, ela diz: "Nosso amor por você é eterno, José Cauhi Filho!"
José nasceu em Uberlândia (MG) e faleceu em Brasília (DF), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de José, Tatiana Raquel Derziê Cauhi. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Rosa Osana, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 6 de janeiro de 2022.