1951 - 2020
Seu Zé dedicou sua vida a cuidar do outro.
Sua maior paixão na vida foi a família que constituiu: os trinta e seis lindos anos de casamento com sua amada Adalgisa, suas duas filhas - Yoná e Nayara, e suas preciosas netas. E, claro, nunca se esquecia dos amigos do coração.
Dentre suas virtudes, se destacavam sua bondade, simplicidade e vontade de ajudar o próximo. Era um homem muito generoso, não conseguia dizer não para as pessoas. Muito alegre e divertido, adorava uma boa festa. “São tantas histórias engraçadas... meu pai era um homem muito alegre, para ele não tinha tempo ruim. Era um homem simples. Se sua família estava feliz, era o que importava para ele. Sempre fez de tudo pelas filhas e netas.”, relata sua filha Yoná.
Também conhecido como "Zé Pequeno", foi um grande enfermeiro em sua cidade. Os familiares, amigos e vizinhos sempre puderam contar com sua ajuda e cuidados. Era de conhecimento de todos: “Qualquer coisa, chama o Seu Zé para socorrer!”
Um homem simples, com um coração gigante, com uma grande alegria.
José nasceu em Marituba (PA) e faleceu em Belém do Pará (PA), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de José, Yoná Caxias. Este texto foi apurado e escrito por Marcela Matos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 4 de junho de 2020.