1954 - 2020
Um homem que soube exercer sua profissão com excelência e por ela tornou-se respeitado por todos.
Zé Cláudio era morador da pequena cidade mineira de Marliéria, localizada no Vale do Rio Doce e lá, como em toda cidade pequena, todas as pessoas se conhecem. Ele, para não fugir da regra, era conhecido por todos como sendo uma pessoa competente, fantástica, brincalhona, amiga e pai exemplar.
Antes de se aposentar, exercia o seu trabalho de Técnico de Enfermagem com tanta excelência, que possuía, entre os moradores, a credibilidade de um médico; sem nunca, no entanto, ter agido de forma que ferisse a ética de sua profissão.
Quando ele dizia, por exemplo, "Acho que esse caso é de internação, doutor" ou "Acho que esse caso é de internação, doutora", os médicos e médicas o ouviam com atenção; e, ao final dos exames, acabavam por concordar com a opinião de José Cláudio.
Quando na ativa, acolhia estagiários de Medicina no internato rural e estes relatavam admiração por seu conhecimento e segurança.
Homem de várias competências, desdobrava-se em diferentes funções que variavam de técnico à motorista ou conselheiro, agindo sempre guiado pela necessidade do momento.
Pelo bem que espalhou, terá sua falta sempre sentida entre os moradores de Marliéria.
José nasceu em Marliéria (MG) e faleceu em Ipatinga (MG), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela amiga de José, Irani Aparecida Assis Pinto. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 24 de dezembro de 2020.