Sobre o Inumeráveis

José Dias Palitot Junior

1976 - 2020

De sorriso fácil e alegria contagiante, gostava de festa, música e de agregar pessoas.

Filho de José e Francisca, foi muito amado, muito esperado, e durante toda a vida teve o pai como a sua maior inspiração.

Um filho cuidadoso, que amava profundamente a mãe, que lhe retribuía esse afeto com a mesma intensidade. Os dois faziam tudo juntos e, tempos após a sua partida, ela foi ao seu encontro — talvez pelo vazio que a ausência dele provocou em sua vida.

Cristina, sua irmã, fala dele com imenso carinho: “Eu me recordo do bebê perfeito, que pesava 3,7 kg, quando saiu do hospital. Naquele momento, trajava um conjuntinho de tricô azul-marinho, com detalhes em vermelho, feito por nossa tia Socorro, irmã de nossa mãe. Eu havia recebido um presente dos céus para cuidar e amar com o sentimento mais puro que existe”.

Ela conta como ele se empenhava em agregar pessoas: “Quando penso nele, me recordo da felicidade que pairava em seu semblante. Gostava de estar rodeado de pessoas, o que o fazia, volta e meia, encontrar alguma brecha para reunir os amigos e a família. Era impossível que a sua luz passasse despercebida: estava sempre cantando, sorrindo e contando piadas. Parecia pressentir que a sua passagem seria curta, por isso, tinha pressa de ser feliz e de fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente de quem amava”.

Ele parecia ser a personificação do bom humor, segundo reforça Cristina: “Por onde o meu irmão passava, eram apenas gargalhadas. Ele sempre estava fazendo alguma gracinha para todos rirem. Além disso, ele chamava o seu melhor amigo, Fábio Proença, para irem à minha casa. Chegando lá, tentava me convencer de todo o jeito a fazer mocotó para eles. Eu, é claro, sempre cedia, somente pela satisfação de vê-lo feliz”.

Júnior, como era também conhecido, era formado em Direito e funcionário do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, onde atuava como assessor de desembargador. Seu pai, como policial, foi o maior exemplo que os filhos tiveram; assim, atuar nessa área era como viver em consonância com o referencial paterno e ele, por ser justo e apaziguador, muitas vezes se frustrava no desejo de agradar a todos.

Fora do trabalho, em suas horas vagas gostava de estar no refúgio da família em Pinhalzinho, cidade aconchegante do interior paulista, junto com a mãe e os amigos, ouvindo as canções de Elvis Presley e do Roupa Nova, que aprendeu apreciar com a irmã.

“Ele era muito sonhador! Tinha sempre algum desejo a ser conquistado. Pouco antes de sua partida, queria ir a Portugal...” conta Cristina, que via nele o grande amor de sua vida, além de considerá-lo como filho-irmão. Com um sentimento materno, ela se despede dele dizendo:

"Filho, a sua partida tão repentina, deixou uma saudade sufocante e um vazio que jamais será ocupado. Ficam no coração as lembranças dos momentos vividos, da alegria estampada em seu rosto, da vida que tinha cor e riso ao seu lado. Há entre nós, um elo de amor que mesmo com a distância, apenas se fortifica. Daqui até a eternidade, te amarei!".

José é homenageado também pela esposa Katianne, com quem dividiu a vida por dezoito anos, ensinando e aprendendo juntos.

Relembra que ele foi um corinthiano roxo, um filho zeloso, um amigo leal, um cunhado parceiro, um irmão amoroso, um tio presente e um marido exemplar, ao dizer:

"Fui premiada com esse amor, ao qual eu disse um até breve no dia 30/03/20 e de quem, desde então, é a minha maior saudade. Tiraram de mim todos os direitos: o de te acompanhá-lo no hospital, o de velar seu corpo, despedir-me de você, o de rezar por você em uma igreja e de receber algum abraço. Ju, te amo e te amarei até o nosso reencontro. Te agradeço imensamente por tudo que você fez e significou na minha vida, afinal, eu também era a sua vida", lamenta Katianne.

José nasceu em São Paulo e faleceu em São Paulo, aos 44 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Rayane Urani, a partir do testemunho enviado por pela irmã e pela esposa Cristina Aparecida Palitot de Carvalho e Katianne Palitot, em 14 de setembro de 2023.