Sobre o Inumeráveis

José Ivan Barbosa da Silva

1948 - 2020

A gargalhada mais gostosa e inesquecível do mundo.

Esta é uma homenagem de Ana Karina ao seu pai, José Ivan:

No dia do amor, 12 de junho, Deus escolheu levá-lo. Nada mais propício, já que ele era a personificação do amor, da alegria e do bom humor.

Zé, como todos o chamavam, era sempre a alma da festa ou de qualquer lugar em que estivesse. Tinha uma gargalhada inconfundível, o que tornava impossível não notá-lo. Acabou se tornando conhecido por ela. "Zé Ivan? O da risada?”, era assim que todos se lembravam dele.

Ele era o melhor em contar piadas. Não porque eram as mais engraçadas, mas a gargalhada dele era tão gostosa que fazia todos ao redor rirem também, mesmo das piadas mais sem graça.

Todos que o conheciam logo viravam "amigo velho". Era assim que ele os chamava, não importava há quanto tempo os conhecia. E era assim que todos se sentiam perto dele: como velhos amigos.

José Ivan odiava tristeza ou qualquer coisa que tirasse a sua paz. Era um marido, pai e avô amoroso, que fazia de tudo para ver as pessoas que amava felizes.

Vivia de forma leve, tinha uma fé inabalável e amava compartilhar o melhor da vida com a família e os amigos. Aliás, ele amava a vida como ninguém. Era ele quem tinha o dom de reunir toda a família. Essas reuniões não serão mais as mesmas sem a sua presença.

Se as despedidas tradicionais não tivessem sido tiradas de nós, com certeza teria muita gente querendo se despedir do "risadinha". Ele merecia muito mais do que apenas despedidas virtuais.

A alegria da família e dos amigos partiu deixando um vazio e uma saudade sem tamanho em todos que o conheciam.

José nasceu em Campina Grande (PB) e faleceu em João Pessoa (PB), aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Ana Karina Teodosio Barbosa. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Míriam Ramalho, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 14 de novembro de 2020.