Sobre o Inumeráveis

José Mateus Duarte

1946 - 2020

Fanático pelo Fortaleza Esporte Clube, tinha o bom humor como marca de vida.

Seu Rosa, como era conhecido, tinha o bom humor como marca. Homem simples, veio da roça para a cidade grande à procura de uma vida melhor. “Embora tivesse enfrentado muitos problemas na vida, sempre levava tudo com bom humor.

Casado com Dona Rita, teve seis filhos homens e muitos netos e bisnetos”, diz Juliana, uma das netas.

Após sofrer dois AVCs e algumas crises de diabetes, ela lembra que o avô “era muito feliz ao nosso lado, mesmo movimentando apenas um lado do corpo depois do AVC”.

Não podemos esquecer o quanto ele era fanático pelo time Fortaleza Esporte Clube. Era um torcedor nato, não perdia um jogo e, se pudesse, vivia vestido com sua camisa do time e o boné. Em uma partida de futebol, seu coração só faltava sair pela boca de tanta emoção com o Tricolor de Aço em campo.

Essa força, leveza e bom humor que seu Rosa passava para todos refletem a imagem de como ele será eternizado e lembrado com amor, representado nas palavras declamadas por Juliana e que representam toda a família: "Te amamos, José Mateus Duarte, seu Rosa! Temos alegria de ter tido você em nossas vidas e orgulho de ter tido você como esposo, pai, avô e bisavô. Estará conosco para sempre".

José nasceu em Santa Quitéria (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de José, Juliana dos Santos Duarte. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Rosimeire Seixas e Lígia Franzin, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 8 de março de 2021.