Sobre o Inumeráveis

José Soares Pessoa

1937 - 2021

Amava cozinhar e tinha talento para fazer iguarias.

Ele teve uma infância pobre; mas, onde faltavam recursos para as necessidades mais básicas, havia sonhos. E estes, ele tinha aos montes. Inteligente, engenhoso e perfeccionista, José Soares estudou, perseguiu e conquistou: fez carreira na Marinha do Brasil, chegando ao posto de Auxiliar de Adido Naval da representação diplomática brasileira em Paris, na França.

Era um homem que se preocupava com a família e com as pessoas, de uma forma geral: nunca deixava de socorrer quem estivesse em busca de ajuda ou amparo, e por isso era uma espécie de herói para os netos, que o tinham como um exemplo de ser humano. José foi um ótimo filho, um irmão companheiro e um pai zeloso. Era carinhosamente chamado de Mestre pelos filhos.

Tinha hábitos simples, embora ditados pela disciplina, parte dela adquirida na Marinha, como os exercícios físicos diários e a alimentação regrada.

Ele deixa saudade em todos que o amavam: “O vazio vai permanecer e será preenchido pelo amor.”

José nasceu em Recife (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de José, Levi Pessoa. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Rosa Osana, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 6 de setembro de 2021.