Sobre o Inumeráveis

Josil Araujo Costa

1957 - 2020

Com ele era só alegria, não tinha tempo ruim. Pacientemente encarava as dificuldades da vida.

Josil era um homem muito tranquilo, até o chamavam de "Paciência".

Primogênito de uma família de sete irmãos, nasceu na Paraíba, mas quando ainda criança veio para São Paulo. Casou-se com a Creusa Maria, com quem teve três filhos: o Josil Junior, o Kleber e o Thiago, seus amores.

Foi comerciante e motorista de caminhão, amante de forró e muito querido pela família e amigos. Era apaixonado pelos cinco netos: o Heitor, o Guilherme, a Millena, a Manuela e a Melissa.

Muito vaidoso, não podia ver um espelho que parava para arrumar os seus poucos cabelos, pois era calvo. Tudo na vida para ele era bom, encarava tudo com alegria.

“Houve um ano em que topou descer para a praia no mês de julho, em pleno frio. Tudo para passarmos um tempo juntos. Foram quatro dias muito divertidos, com minha esposa, nossos filhos Millena (a menina dos olhos dele) e o Heitor (o primeiro neto), a mamãe, ele e eu. Mal sabíamos que essa seria nossa última viagem em família com ele.
Estamos vivendo um dia de cada vez e Deus tem sido nosso refúgio”, conta com carinho o filho Kleber.

“Paciência”, sempre muito alegre, foi aquilo que podemos chamar de integro; tinha uma conduta irrepreensível.

Josil nasceu na Paraíba e faleceu em Osasco (SP), aos 52 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Josil, Kleber Colono Costa. Este texto foi apurado e escrito por Lucas Cardoso, revisado por Didi Ribeiro e moderado por Rayane Urani em 29 de maio de 2020.