Sobre o Inumeráveis

Juliana da Silva Acácio

1973 - 2021

O mesmo cuidado que tinha com as pessoas ela dispensava aos animais: sabia acolher, amar e proteger.

Ela era referência de bondade, empatia e solidariedade. Amava cuidar do outro e servir. Cozinheira de mão cheia, era a melhor anfitriã de todas: recebia as pessoas em sua casa com todo capricho e carinho. Foi uma filha, esposa, irmã, mãe, amiga, vizinha e colaboradora dedicada. Tudo o que se propunha fazer, ela fazia bem feito; e o mesmo cuidado que dedicava às pessoas, tinha em relação aos bichos: era apaixonada por cães e se denominava protetora de animais. Assim era a Juliana, conta a filha Isabella.

Juliana foi uma Mãe com "M" maiúsculo. Cuidou da filha com todo esmero do mundo, sem nunca medir esforços para dar a ela uma vida digna — além de ter batalhado muito para que a Isabella pudesse fazer faculdade numa instituição pública fora de sua cidade natal. Juliana era mais que uma mãe: era a amiga e a Fada Madrinha que realizou muitos dos desejos e sonhos dessa filha tão amada.

Para a família Juliana era aconchego e também um pilar de sustentação — um dos mais sólidos. Sua partida desorganizou tudo na vida daqueles que a amavam, restando "um vazio que dói, castiga e maltrata", conta a filha que, aos 21 anos, orgulha-se de ter tido Juliana como mãe e é imensamente grata pelo privilégio de ter vivido esse tempo todo ao seu lado.

E para sua Mãe e Fada Madrinha, Isabella diz: “É, mamãe, a senhora faz uma falta tremenda. A vida perdeu o sentido depois que a senhora partiu. Agora, só resta o papai, a vovó, eu e os nossos cachorros. Estamos morrendo de saudade, mas seguindo em frente para dar continuidade ao seu legado grandioso. Enquanto eu existir a senhora sempre existirá também: eu sou uma parte sua que ainda perambula pelo mundo. Te amo para sempre, mamãe".

Juliana nasceu em Curvelo (MG) e faleceu em Sete Lagoas (MG), aos 47 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Juliana, Isabella Carolayne Acácio Almeida. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Rosa Osana, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 19 de novembro de 2021.