Sobre o Inumeráveis

Lauro Kozempa

1962 - 2021

O mais criativo e competente modelista de estofados.

Era um homem trabalhador, talentoso e determinado. Quando sua irmã lhe apresentou Gerusina, ele logo se apaixonou. Mudou-se então para São Paulo, onde a namorada tornou-se sua esposa. Compartilharam a vida durante vinte e nove anos e desse amor nasceram as filhas, Adriele e Andressieli.

Lauro era de poucas palavras e o seu modo de demonstrar amor era o cuidado que dispensava à família. Preocupava-se com o futuro das filhas e fazia o possível para tornar a vida delas sempre melhor. Inventava agrados, como o de levar salgadinhos para elas no meio do expediente de serviço, pois sabia que apreciariam.

Filhas crescidas, logo tornou-se o vovô amoroso da bebê Laura — assim batizada, claro, em sua homenagem. Ele ansiava por vê-la crescida, para que pudessem passear juntos.

Lauro era também muito companheiro na rotina da empresa de estofados que administrava junto a família. “Era um profissional exemplar.”, comenta Andressieli.

“Ele não era de expressar seus sentimentos, mas tinha uma alma extremamente bondosa. No seu jeito único de amar, costumava dizer somente um ‘obrigado!’ quando escutava um ‘eu te amo’; e embora frequentemente ‘explodisse’ de estresse, minutos depois voltava a ficar calmo.”

Em seu tempo livre, Lauro costumava distrair-se com suas outras paixões: pescar e ouvir música, especialmente as gaúchas e sertanejo raiz; mais recentemente, empenhava-se na criação de animais, como porcos, galinhas e calopsitas. Distraia-se também fazendo caminhadas e preparando carne assada, que consumia saboreando uma cervejinha. Era também aquele que amava colocar apelidos nas pessoas que lhe eram próximas.

Lauro era um exemplo de determinação e sempre dizia: “Se você quer algo, tem que ‘meter a cara’”. E foi assim que ele sempre fez em sua vida — entregando-se e dando seu melhor para tudo aquilo que se dispunha a fazer. Desse modo, colecionou muitas conquistas.

Deixou um legado de dedicação e amor em suas atitudes. Com seu jeito único de expressar seus sentimentos, continuará inspirando aqueles que ao seu lado puderam desfrutar da sua força e afeto.

Lauro nasceu em Mandaguaçu (PR) e faleceu em Arapongas (PR), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Lauro, Andressieli Kozempa. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Aléxia Caroline, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 1 de outubro de 2021.